Silicon Valley – A série sobre tecnologia e startups que você devia ver *

Para se divertir e aprender sobre esse mercado que não para de crescer, vamos te dar uma dica para aproveitar esse feriadão. Mesmo com TANTA indicação de conteúdo para se consumir, toda vez que buscamos por uma série nova, perdemos pelo menos meia hora nessa busca, né? Assim, viemos influenciar sua escolha sobre que próxima série ver e te indicamos … tãrãrãã….

Silicon Valley

giphy (3)

Silicon Valley” é uma série sobre o universo startup, que desde 2014 (!) é exibida na HBO. Mike Judge, diretor da série, baseou-se em sua própria experiência ao criá-la: ele trabalhou no Vale do Silício no final dos anos 80, como engenheiro de testes na startup Parallax, que fazia placas de processamento gráfico para computadores. Judge achava seus colegas de trabalho para lá de esquisitos, e considerava que “eles tinham muita fé em alguma coisa, mas eu não sabia o que era”, disse ele em uma entrevista.

A abertura da série é algo para fazer você prestar atenção em muitas coisas por segundo: pessoas saltando de paraquedas desde a sede do Twitter, drones da Amazon sobrevoando, Facebook expandindo para cima da Oculus e do WhatsApp são algumas das referências ao que acontece nesse ponto da ensolarada Califórnia.
Veja aqui a abertura completa

P.S.: O Buzzfeed fez até um passo a passo do que você deve observar!

Entre realidade e ficção

A série gira em torno da história de seis jovens programadores que moram juntos, que sonham fundar uma startup bem sucedida e ficar bilionários com um novo algoritmo de compressão de dados, a *Pied Piper. Richard, o criador do algoritmo, trabalha numa empresa fictícia chamada Hooli (sim, tem site! ), cuja referência ao Google é óbvia : sede em cores fortes, guloseimas livres, acesso a brinquedos e atividades lúdicas, etc.

Conforme a história evolui, os jovens inventores acabam perdidos numa disputa entre dois poderosos investidores, personagens reais do Vale do Silício, como Eric Schmidt  (chairman do Google) fazem rápidas aparições na série.

*A Pied Piper é capaz de pesquisar se as músicas dos usuários infringem direitos autorais, e para isso, usa um algorítimo de compressão fazendo com que o arquivo de áudio diminua bastante do tamanho original, facilitando o sistema de busca.

Silicon Valley e vocabulário empreendedor

Se não bastasse toda essa referência a histórias, empresas e pessoas reais, Silicon Valley traz também um vocabulário que é usado nesse universo. Swat, Scrum, Custumer Service, Developer… são alguns dos termos que, para quem não está acostumado ao habitat startup, pode parecer um tanto difícil entender. A Forbes deu uma mãozinha para quem ainda não está acostumado e já fez um glossário com os termos que são próprios dessa região e de quem se alimenta dessa cultura de empreendedorismo.

Já deu pra perceber que adoramos Silicon Valley, né? Quem acompanha nossas redes sociais, já pode perceber que amamos usar os gifs da série para ilustrar os posts sobre o Curso Scrum Carambola Tech .

E aí, ficou com vontade de ver Silicon Valley? A série já está na 4ª temporada (disponível na HBO) , dá para aproveitar o feriado e fazer maratona (olha que beleza!) 🙂

Enjoy!

 

*Texto originalmente publicado no Blog Carambola

Deixe um comentário